SEVEN SISTERS, BEACHY HEAD, EASTBOURNE, BRIGHTON
Levantamos bem cedo para o café da manhã que é servido no andar térreo do hotel. O café é bem simples com o básico: cereais, leite, chá, suco de laranja, pão de forma para fazer na torradeira, manteiga, geléias de vários sabores, marmelada, mel, presunto, queijo… a decepção claro foi o café – só Nescafé.
Nosso dia estava programado para irmos conhecer as falésias mais famosas do sul da Inglaterra: Seven Sisters. Seven Sisters é uma série de penhascos de giz pelo Canal Inglês ou Canal da Mancha. Eles fazem parte do Downs do Sul em East Sussex, entre as cidades de Seaford e Eastbourne no sul da Inglaterra. Eles estão dentro do Seven Sisters Country Parke e são os restos de vales secos no giz, que estão sendo progressivamente corroídos pelo mar.
Seguimos caminho para Beachy Head a leste de Seven Sisters, que está localizado dentro da área administrativa de Eastbourne Borough Council, proprietária do terreno. O penhasco é o mais alto da Grã-Bretanha, subindo para 162 metros acima do nível do mar. O pico permite uma vista maravilhosa do local e a sua altura o tornou um dos pontos de suicídio mais notórios do mundo.
O giz foi formado na época Cretáceo, entre 66 e 100 milhões de anos, quando a área estava sob o mar. Quando a última Era Glacial terminou, o nível do mar subiu e o giz foi cortado para formar as falésias ao longo da costa.
Impossível não sentar e ficar olhando para o infinito, independentemente do frio… e olha que estava frio… muito frio.
Em 1831 começaram a construção do farol Belle Tout pois o local era um perigo para navegação. Porém por causa da neblina e as nuvens baixas, a luz do Belle Tout se escondia e o mesmo foi desativado após a construção do Beachy Head Lighthouse no mar.
Vale a pena conhecer Seven Sisters e Beachy Head. Há várias excursões para o local e prepare-se para ficar umas 2h passeando pelos penhascos pois são bem extensos. Se estiver de carro, como nós estávamos, o local não é muito fácil de ser encontrado, o GPS acabou nos mandando para outro lado mas depois de algumas tentativas chegamos no local.
A vista é linda, o local é tranquilo, só ouvimos o barulho do mar e claro, do vento. O dia estava nublado e o vento muito forte. O tempo até que foi nosso amigo e a chuva demorou a chegar, mas também quando chegou, tivemos de sair correndo e ir embora.
De Beachy Head fomos para Eastbourne, que de carro não levou mais do que 11 minutos para chegarmos. Eastbourne é uma cidade do East Sussex na Inglaterra e fica às bordas do English Channel, mais conhecido como Canal da Mancha. A cidade tem várias praias (de água bem bem gelada) e é cercada de colinas e de falésias que caem abruptamente sobre o mar. Possui também um piér, como a grande maioria das cidades litorâneas da Inglaterra, onde estão várias atrações turísticas, incluindo um cassino.
Não é possível ficar muito tempo perto do mar pois o vento é gelado. Voltamos para o carro e fomos dar uma volta na cidade, só para ver um pouquinho.
O litoral está repleto de hotéis vitorianos, um Fort da Era Napoleônica e um museu militar. Apesar de Eastbourne ser uma cidade relativamente nova, desenvolvida por volta do ano 1800, há evidências de ocupação humana na área na Idade da Pedra.
No caminho paramos na Igreja de São João Evangelista (St. John the Evangelist’s Church), uma igreja bem no meio de um bairro residencial que nos chamou a atenção por uma linda árvore no centro.
A igreja estava fechada mas descobrimos que ela foi quase totalmente destruída durante um bombardeio inimigo na 2a. Guerra Mundial, onde somente a torre permaneceu intacta. Após os danos foi reconstruída entre 1955-1957 e de sua construção original de 1869 restou apenas a torre.

Torre da Igreja de São João Evangelista – Eastbourne, Inglaterra
A chuva parava e voltava e nós decidimos voltar para Brighton para conhecer o centro da cidade e passear por algumas lojas. Como comentei no post anterior, estacionamento nas ruas de Brighton, e para ser sincera em qualquer cidade da Inglaterra, é um problema. Você precisa ficar atento aos avisos de proibido estacionar, bem como os horários de permissão. As ruas são separadas por zonas e somente os moradores podem deixar os carros nas ruas durante o dia (9:00 às 20:00) . Quando chegamos em Brighton fomos instruídos pelo recepcionista do The Queensbury Hotel para colocarmos o carro em um estacionamento subterrâneo do lado oposto da rua.
Mesmo com chuva fomos para o centrinho da cidade e nossa primeira parada foi para o almoço às 15:30. Não tivemos muita opção nesse dia e também não discutimos muito, a fome era mais forte e paramos no Burger King… nunca um sanduíche esteve tão gostoso.
Uma parada obrigatória em qualquer lugar do Reino Unido é nas farmácias Boots. A Boots é uma daquelas farmácias gigantescas onde você encontra tudo o que quiser e mais os medicamentos Marcas famosas como Maybelline, Max Factor, L’óreal, Clinique, todas por preços convidativos. Tem também marcas que não são conhecidas mas que são de excelente qualidade e o preço melhor ainda. Vale a pena conhecer.
Outra loja que vale a pena conhecer é a Sports Direct. A Sports Direct é um sonho de loja, você encontra o que quiser de marcas como Adidas, Nike e muitas marcas desconhecidas para nós. A qualidade das roupas é incrível e os preços mais incríveis ainda. Sabemos que a Libra Esterlina é bem mais cara que o Real porém mesmo pagando em Libras, muitas mercadorias saíram bem mais barato do que aqui no Brasil. Ela lembra um pouco a Centauro mas bem maior, inclusive mala de viagem pode ser encontrada na loja. Não deixe de entrar em uma loja da Sports Direct. Vocês não se arrependerão.
E a última parada do dia foi na loja Primark. Nos posts de Dublin, mencionamos a loja Pennys, pois bem, a Primark é a prima inglesa da Pennys irlandesa. A Primark é uma loja de departamentos muito mas muito barata, claro que você encontrará materiais de boa qualidade e outros de péssima qualidade, mas no geral compra-se bem e barato. Tem roupas femininas, masculinas, para crianças, sapatos, cama, mesa e banho, a loja é ótima e prepare-se porque sempre, sem nenhuma exceção, está lotada. Imaginem comprar blusinhas básicas por 3 libras, sapato social por 12 libras e lenços para tirar maquiagem por 1 libra cada. Um sonho, não? Visitem a Primark, é parada obrigatória.
No próximo post te levaremos para conhecer um pouco da cidade de Brighton, lugares como o Píer, o Royal Pavillion e as praias estão no nosso roteiro.
Nos vemos em breve. Até!